domingo, 16 de setembro de 2012

Pedido - Escola Luterana Ibes

Vila Velha/ES, 03 de agosto de 2012.


À
IELB
DIRETORIA NACIONAL


A Escola Luterana,  tendo como mantenedora a Congregação Paz, desde 1989, tem cumprido com fidelidade sua missão de educar para a vida e sido uma proclamadora fiel do evangelho como instituição de educação. Dada à sua história de credibilidade em função da qualidade de ensino e formação integral, administrada com austeridade e responsabilidade, a Escola Luterana goza de muito respeito em um mercado educacional cada vez mais competitivo. Assim sendo, fundamentando nossas estratégias no planejamento estratégico, nos deparamos com a urgente necessidade de ampliação física para responder a uma crescente demanda de alunos. Reiteramos ainda que, ao longo dos anos, foram ampliadas as dependências físicas com a construção de novas salas de aula e outros ambientes de aprendizagem, sempre contando com o apoio da mantenedora, do Distrito Capixaba e da Diretoria Nacional da IELB através de empréstimos, estes sempre devolvidos e quitados rigorosamente junto à Igreja.

Assim, considerando:

1. A importância e necessidade do crescimento da Escola, respondendo à crescente demanda de alunos;

2. A limitação de espaço físico disponível hoje para atender o complexo Igreja-Escola, inviabilizando o crescimento;

3. A oportunidade de testemunho e missão como Igreja na proclamação do Evangelho da Salvação como escola confessional, lembrando da recomendação do reformador Martinho Lutero de que igrejas e congregações cristãs deveriam criar e manter escolas para a formação de cidadãos honrados, éticos, responsáveis e comprometidos com o amor de Deus e ao próximo;

4. A específica e, talvez, única e real oportunidade de aquisição de espaço de terreno ao lado do complexo Paz, considerando a crescente valorização imobiliária da região e possibilidade de perda deste, inviabilizando definitivamente a ampliação geográfica e física da escola;

5. A decisão CD-RES 25/2009 que, além de autorizar a rentabilização do imóvel do EX-ICSP, também tratou da utilização do valor auferido, conforme segue:

“Foi aprovado o parecer da Comissão de Moções, aprovando a Moção com a seguinte redação:

1. Que o Conselho Diretor autorize a Diretoria Nacional, mediante parecer favorável da Area de Finanças e Conselho Fiscal, a rentabilizar o ICSP, incluindo venda parcial ou integral da propriedade.

2. Que na eventual venda, 30% do valor auferido seja utilizado para a quitação de dívidas do ICSP coma IELB (R$1.800.000,00) e o restante dos 30% para a criação de um Fundo de Investimentos na missão nos seguintes locais:

2.1. Região Metropolitana de São Paulo;
2.2. Oeste e Norte do estado de São Paulo;
2.3. Rio de Janeiro;
2.4. Região Espírito Santo- Minas;
2.5. Seminário Concórdia.

3. Que o saldo que comporá o Fundo de Investimentos na missão seja alocado em conta específica no FAPI e seja utilizado mediante projeto aprovado pela Diretoria Nacional, com recomendação do Distrito;

4., Que os 70% do valor da venda sejam aplicados em imóveis que gerem renda e que desta renda sejam destinados 70% para o orçamento da IELB e 30% para fundos de investimentos na formação teológica na IELB;

5. Que o valor deste Fundo de Investimentos na formação teológica seja alocado em conta específica do FAPI e que a AFRH apresente proposta de utilização deste fundo no Conselho Diretor de 2010.

6. Os imóveis adquiridos com a venda sejam reservados para a eventual aquisição de local e construção de um novo Seminário, se assim a igreja o quiser no futuro.”

6. A Escola Luterana é a única escola da IELB e filiada à ANEL, representada tanto no Espírito Santo quanto na região Espírito Santo-Minas.

Diante destas considerações, solicitamos à Diretoria Nacional da IELB auxílio financeiro de R$1.200.000,00 para a aquisição (compra) de dois terrenos ao lado do complexo Paz, como investimento na missão, conforme o item 4 do CD-RES 25/2009, já citado. Entendemos que, além do aspecto missionário do projeto, esta aquisição signifique também investimento financeiro para a IELB, considerando a localização estratégica e o desenvolvimento da região, uma vez que a propriedade seria adquirida pela IELB e cedida para crescimento da escola, em documento e termos a serem estabelecidos. Ressaltamos, em tempo, que a mantenedora e a Escola Luterana têm e assumem o mais claro e real interesse em, na medida do crescimento e possibilidade financeira, adquirir a posse deste patrimônio com o devido pagamento à IELB.

Despedimo-nos, em Cristo, desejando as ricas bênçãos do Deus Eterno.






Rev. Joel Renato Schacht
Diretor da Escola Luterana



David Poubel do Carmo
Presidente do Conselho da Escola Luterana



Rev. Silvio F. de Silva Filho
Pastor da Congregação Paz



Rev. Nivaldo Schneider
Pastor Congregação Paz



Sedeur Pereira Baia
Presidente Congregação Paz


Nenhum comentário:

Postar um comentário